A explicação das «coisas»

Que «coisas» !?

Umas vezes invasões militares, desestabilização social, assassinato de líderes, ingerência, guerras, ameaças etc.

Outras vezes tolerância para incumprimento de direitos humanos, dos direitos das mulheres, dos direitos do trabalho, da aplicação de castigos corporais medievais, da pena de morte, apoio ao fundamentalismo terrorista etc.

 

TOP 10 DOS PAÍSES COM MAIORES RESERVAS DE PETRÓLEO

1. VENEZUELA

Em 2014, a Venezuela foi o país com maior reserva de petróleo, assumindo uma participação mundial de 17,5%. De 2004 para 2014, as reservas de barris cresceram de 79,7 mil milhões para 298,3 mil milhões, o que dá uma variação de 274,3%.

2. ARÁBIA SAUDITA

Em segundo lugar deste ranking surge a Arábia Saudita, que teve em 2014 uma participação de 15,7%. No entanto, em 10 anos, a variação foi de apenas 1%.

3. CANADÁ

Com uma presença no mercado do petróleo de 10,2% a nível mundial, o Canadá assume assim o seu lugar neste ranking dos países com maiores reservas de petróleo de 2014. Em 10 anos, caiu 3,7%.

4. IRÃO

O quarto lugar vai para o Irão que detém 9,3% do mercado mundial do petróleo. Em 10 anos teve uma variação significativa, de cerca de 18,9%.

5. IRAQUE

Quem está bem posicionado é o Iraque que registou um aumento significativo nos últimos 10 anos – 30,4%. Atualmente, o seu peso no mercado é de 8,8%.

6. RÚSSIA

Em sexto lugar surge a Rússia com uma participação de 6,1%. Caiu 2,2% nos últimos 10 anos.

7. KUWAIT

O Kuwait está muito próximo da Rússia, com 6% do mercado. A curiosidade surge no fato de, em 10 anos, não ter registado nenhuma variação.

8. EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Mais um caso que não teve variação nos últimos 10 anos. Os Emirados Árabes Unidos representam 5,8% do mercado do petróleo a nível mundial. 

9. ESTADOS UNIDOS

Também os Estados Unidos entram neste ranking, registando uma forte e positiva variação nos últimos 10 anos, mais precisamente de 65,5%. Atualmente, têm uma participação mundial de 2,9%.

10. LÍBIA

A última posição deste ranking é ocupada pela Líbia que está colada aos Estados Unidos com 2,8% do mercado. Nos últimos 10 anos cresceu 23,8%.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s